sexta-feira, 30 de abril de 2010

Temporada de Furacões no Atântico Sul registra uma tempestade!

No dia 5 de março de 2010, metereologistas americanos começaram a monitorar um ciclone extratropical em formação entre a costa da região Sudeste e Sul do Brasil, e no dia 8 de Março o sistema tornou-se uma Depressão Tropical! No dia seguinte o sistema foi classificado como "Tempestade Subtropical 90Q".
Os moradores do Litoral norte do Rio Grande do Sul e da Região Metropolitana de Porto Alegre foram alertados para Furacão, pois os metereologistas mantinham o alerta que durante a aproximação do sistema a tempestade ia atingir essas duas regiões com ventos que podiam passar de 150 km/h!
Quando a tempestade começou a se aproximar o sistema mostrou visivelmente um "olho" muito comum em furacões ou ciclones tropicais! A tempestade não atingiu o estado diretamente mas causou ondas de até 5 metros de altura e ventos que no litoral chegaram a 65 km/h e com chuva forte! A tempestade começou a fortalecer mas começou também a se afastar devido a ventos frios que vinham de São Paulo e a apoximação de um Ciclone Extratopical vindo do Sul, foram carregando a tempestade e não fez tornar-se o Segundo Furacão do Brasil, quando a tempestade começou a sofrer uma substituição da parede do olho o sistema fechou o olho mas não enfraquesseu e na madrugada do dia 10, o olho voltou a aparecer e tornou-se uma Tempestade Tropical! Os ventos chegaram oficialmente a 75 km/h em terra firme mas em mar aberto, mas alguns pesquisadores apontam que a tempestade atingiu a marca de 102 km/h durante essa madrugada. Ao se afastar o windshear aumentou e a tempestade começou a enfraquesser também quando a tempestade se movia naquele momento sobre águas mais geladas enfraquessendo para uma depressão tropical e logo depois tornando-se Extratropical.
Mesmo assim os Metereologistas continuaram a monitoral o sistema até ele se dissipar por completo!
No dia 12 o sistema foi batizado pela metereologia brasileira como "Tempestade Tropical Anita", sendo a segunda tempestade a receber um nome no Atlântico Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário