sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acaba hoje!

Hoje ás 23h59min a Temporada de Ciclones do Pacífico Sul de 2009-10, a Temporada de Ciclones da Região da Austrália de 2009-10, a Temporada de Ciclones do Sudoeste do Oceano Indico de 2009-10 e a Temporada de Furacões do Atlântico Sul de 2009-10, terminarão!
Vamoas ver abaixo como foi essa temporada:
Temporada de Ciclones do Pacífico Sul de 2009-10
Foram 15 perturbações tropicais no total desses, 13 foram depressões tropicais, dessas, 8 ciclones tropicais e desses 8, 5 foram grandes ciclones!
O primeiro grande Ciclone da temporada foi Oli, uma tempestade que se formou no dia 29 de janeiro de 2010, os ventos atingiram a marca dos 215 km/h na categoria 4, ele atingiu algumas ilhas causando grande destruição e 1 morta direta! ele logo se dissipou em 7 de Fevereiro.
Depois veio Pat e Rene com ventos de 184 km/h e 194 km/h causando mais detruição entre Samoa, Ilhas Cook e Tonga sem nenhuma morte. Até chegar o dia 9 de Março quando os Ciclones Ului e Tomas aparecendo causando pânico nas pessoas. Ului atingi a Categoria 5 a máxima no dia seguinte de sua formação pois sofreu uma "intensificação explosiva" devido a água super quente de mais de 30ºC, a tempestade havia resistrado ventos de 260 km/h sendo o primeiro ciclone categoria 5 desde o Ciclone Percy em 2005. Ului logo enfraquesseu e atingiu Queensland (Austrália) com ventos de 140 km/h. Em seguida o Ciclone Tomas castigou a Ilha Fiji com ventos de 215 km/h e causou destruição!
O total desta temporada chegou a mais de 110 millhões de dólares!

Temporada de Ciclones na Região da Austrália:
Tudo começo no dia 8 de Dezembro quando a tempestade Laurence surgiu no Norte Australiano, causando alertas para se tornar um ciclone forte! Antes de se tornar tropical, o que viria a se tornar Laurence, causou chuvas torrenciais na Região de Darvin atravessando a cidade e atingindo as águas quentes do país. Laurence se tornou Categoria 4 duas vezes e nas duas vezes fez landfall na mesma intensidade mas atingiu seu pico de intensidade mesmo no dia 21 de Dezembro quando foram registrados ventos de 240 km/h e rajadas de vento de até 285 km/h! e causou grandes estragos em sua pasagem.
Depois disso os meses de Janeiro e Fevereiro foram até que calmos com a tempestade mais forte foi o Ciclone Magda com ventos de 150 km/h que atingiu a mesma região atingida pelo Ciclone Laurence um mês antes! Depois chegou Ului que veio do Pacífico Sul atingindo Queensland sendo o primeiro ciclone a bater diretamente ao estado desde o Ciclone Larry.
No Total foram pelo menos 3 mortes e danos não calculados ainda.

Temporada de Ciclones no Sudoeste do Indico:
O primeiro ciclone foi um Ciclone forte, o Ciclone Anja que atingiu ventos de 194 km/h rapidamente em Novembro sem atingir nenhuma localidade. depois veio Bongani que ameaçou o norte de Madagascar mas não se tornou ciclone como o previsto pois o cisalhamento do vento aumentou.
Até chegar o Ciclone Cleo que até aquele dia era o ciclone mais poderoso da temporada com ventos de 215 km/h mas não atingiu também nenhuma localidade!
Um mês depois em Janeiro surgiu Edzani um grande Ciclone de categoria 5 que atingiu ventos de 260 km/h, mas também sem atingir nenhum lugar.
Depois disto Fami atravessou o centro-sul de Madagascar sem causar danos mas trazendo fortes chuvas para a região e ventos de 102 km/h.
Na segunda quinzena de Fevereiro (mesmo mês que a tempestade Fami atingiu Madagascar) surgiu o ultimo ciclone significativo da temporada o Ciclone Gelane que atingiu ventos de 232 km/h, mas outra vez não atingiu nenhuma região.
Nô ínicio de Março a tempestade tropical Hubert atingiu o Sul de madagascar mas desta vez causando alguns estragos e ventos que chegaram a 110 km/h e além de causar a chuva torrencial, depois disso num teve ciclones tropicais na região, apenas remanescentes das tempestade que vieram da região Australiana. No total a temporada causou a morte de 10 pessoas e danos também não calculados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário